Semana Acadêmica PUC-PR

No dia 17 de maio de 2010 no Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) foi iniciada a Semana Acadêmica do Curso de Direito organizada pelo Centro Acadêmico Sobral Pinto (CASP).
Iniciando o ciclo de Palestras e Debates, o brilhante e renomado Professor Juarez Cirino dos Santos, com o tema "Novos Discursos do Direito de Punir", abordou sistematicamente alguns fenômenos que hoje contaminam a sociedade contemporânea.
Direito Penal do Autor, Lei e Ordem e Crime Organizado foram temas correntes naquela manhã de segunda-feira.
Já na 2ª Parte da Palestra, com o mesmo tema, o Professor Rodrigo Bello, da nova geração de processualistas penais, abordou a questão numa visão mais prática e atual, evidentemente num enfoque processualista constitucional. Não foi esquecido de lado o paralelo entre o autoritarismo do CPP de 1941 e as garantias da Carta Magna de 1988.

phocathumbldsc4096.jpg

1º Depoimento - Aluna Luana Caroline Sell

Acerca do tema tratado, novos discursos punitivos, foi completa a abordagem dos dois palestrantes, uma vez que contrastaram: Enquanto Juarez Cirino foi mais técnico e formal, Rodrigo Bello aplicou o direito penal de uma forma prática em nosso cotidiano, apresentando-nos exemplos. Concomitantemente, mostrou-nos que o direito penal não deve ser exclusivamente punitivo, mas sim, adequar-se ao contexto do caso em que se insere. Assim, percebemos que o direito penal não é apenas o positivado no código, mas também é o interpretado pela sociedade.

2º Depoimento - Aluno José Antonio Tacla

O Dr. Rodrigo Bello ministrou sua palestra da melhor forma possível. Explanou o assunto de forma clara e bem-humorada. O tema “novos discursos punitivos” foi agradavelmente conduzido pelo Dr. Bello, tornando assim o primeiro dia do evento muito bom.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.