Discurso Orador UCAM 2002
justica.jpg

Senhor Diretor da Universidade Cândido Mendes-Centro,
Senhores Professores, Demais integrantes da mesa,
Senhoras e Senhores presentes,
Meus amigos da Cândido Mendes,

Primeiramente não poderia deixar de externar a minha honra em representar todos vocês como orador da turma. É uma grande responsabilidade.

Hoje estamos comemorando a concretização de um trabalho árduo e que com certeza tivemos que nos esforçar bastante. Esta jornada de 5 anos trouxe muitas mudanças em nossas vidas e as emoções sentidas por todos nós foram as mais diversas.

Apreensão…….. alegria……., tristeza……., entusiasmo……… , só para citar algumas delas que ficarão marcadas.

Mas nada se compara com a emoção que estamos sentindo neste momento. Trata-se da mais bela e significativa vivida por nós nesse período de universidade. Com uma particularidade, atingir o objetivo de concluir o Curso de Direito e estar aqui, comemorando nossa vitória com as pessoas que achamos importante, é algo indescritível. Seja porque são nossos parentes, seja porque são nossos amigos, realmente são pessoas que de uma forma ou de outra contribuíram para estarmos aqui colando grau em uma das mais honrosas e complexas carreiras, que é a carreira jurídica. Muitas delas neste instante estão comemorando até mais do que nós. São pessoas que acreditaram e que agora estão compartilhando conosco esta vitória.

Essa conquista não foi fácil. Muitos ao ingressarem na Faculdade de Direito tinham uma forma de encarar as situações diversa da que possui neste instante. Talvez a responsabilidade que temos atualmente não era nem um pouco sentida e imaginada quando subimos pela primeira vez o elevador da Assembléia 10 para assistirmos a aula inaugural deste curso.

Uma das surpresas que tivemos foi o encontro com a Justiça de nosso país. Muitos se surpreenderam com a imagem de tribunais, do sistema complexo do Poder Judiciário e de tudo aquilo que envolve a atividade jurisdicional. Alguns mais cedo do que outros, ou porque começaram a estagiar logo ou até pela curiosidade inicial que faz parte do dia a dia de um aluno de Direito. A verdade é que a surpresa recaiu sobre nossos ombros e conseqüentemente cada um tirou suas conclusões a respeito.

Estamos ansiosos para dar nossa contribuição. A partir de hoje começaremos a nossa luta. Serão desafios atrás de desafios, provas, inúmeros problemas a resolver………e no final o mais importante: que cheguemos em nossas casas com a consciência limpa de que, dentro de nossas possibilidades , desempenhamos o melhor de nós. Seja ao se tornar um juiz de direito sendo imparcial e correto em seus julgamentos, seja um promotor de justiça defendo os interesses da sociedade, seja advogado ou defensor dando uma assessoria digna ao cliente ou assistido.

Devemos sempre aplicar em nosso dia a dia daqui para frente os princípios de justiça e ética que aprendemos durante o Curso de Direito.

Essa reflexão me traz a lembrança de uma estória que nos aconteceu durante o nosso curso. Ela é tão significativa para todos nós que faz com que eu relembre a vocês, meus amigos e conte para todos os presentes.

“Estávamos no intervalo de uma aula e outra. Corredor cheio porque a aula que iria vir, todos já sabiam que se não assistir o estudo seria muito mais difícil, a aprovação complicada. Sem falar da prova oral e escrita que não era nada fácil.

Todos também sabiam que o professor iria entrar em sala, quase correndo, gritando para todos entrarem e fazendo a chamada assim que sentasse em sua mesa. Em seguida iria nos ensinar os conceitos e principalmente nos indagar sobre as mais diversas divergências em sua matéria.

Mas neste dia foi diferente.

Este professor, o qual todos nós estamos orgulhosos de ter sido seus alunos, deixou de lado o seu Código e muito calmamente nos indagou sobre as mudanças de pensamento em relação ao Direito. Será que a Universidade foi capaz de mudar a forma de pensar em algum de vocês, nos perguntou o mestre. Depois daquele instante de silêncio, nós alunos, começamos a dar nossas opiniões e debater sobre o tema. Até aqueles menos tímidos quiseram deixar suas opiniões claras para os demais. Foi uma verdadeira aula de conscientização e de transmissão de experiências, além de demonstrar preocupação deste professor com nossa turma.

Conversamos sobre o dia a dia dos Tribunais, de acesso à Justiça, de sucessos que sobem à cabeça, de profissionais exemplares, do abuso do direito de recorrer, da lentidão processual e por aí foi…..

Esta aula, sem sombra de dúvidas, foi uma das mais emocionantes e verdadeiras aulas de Direito que nós tivemos. Em um espaço de tempo de 1h 30min, nem um pouco sentida por todos, sentimos indignação, alegria, vontade de mudar, entusiasmo, raiva. Tiramos nossas dúvidas e de certa forma ficamos mais preparados para o que está por vir a partir deste instante em que deixaremos a sala de aula da universidade e buscaremos nossos ideais. Até a estrutura emocional de nosso professor ficou abalada, demonstrando assim uma pessoa que muitos não conheciam.

Nos deixou como lição que não basta termos o pensamento de querer mudar a justiça ou qualquer outro sistema. Importante sim é desempenharmos nossas funções e acreditar nos princípios norteadores do Direito.

Não posso deixar de dizer OBRIGADO ao Professor Rosildo por esta aula. Você nos ensinou muito mais do que você poderia imaginar. Nos ensinou que não basta termos um sonho de mudar. Temos que ter sim um objetivo de vida. Deixemos de lado o positivismo cerrado das leis, desvendaremos a intenção da lei e apliquemos as normas jurídicas conforme os princípios de justiça………. de humanidade……….respeitando as garantias constitucionais de cada cidadão……..gerando assim somente benefícios à sociedade.

Façamos com que as pessoas que tenham um pensamento conturbado passem a respeitar a Justiça, que é algo importantíssimo dentro do ordenamento de um país. Façamos com que o consumidor lute pelos seus direitos até quando os tiver exercendo de forma simples, façamos com que respeitem as relações jurídicas. Se enquadra perfeitamente neste instante o pensamento do líder negro norte-americano Malcom X:

“As únicas pessoas que realmente mudaram a história foram as que mudaram o pensamento dos homens a respeito de si mesmos.”

Como já disse, muitos foram os sentimentos vividos por nós durante o período em que convivemos juntos. Mais um se juntará a todos estes ao término desta cerimônia: a saudade.

Saudades uns dos outros. De tudo aquilo que nos envolveu.
Quem não sentirá saudade de nosso convívio diário?
Quem não sentirá saudade,por exemplo, das atuações do artista Mouhamed,
Quem não sentirá falta da leitura de artigos do Código pela Georgette.
Do amor ao Flamengo do Juliano,
Do pensamento de ser Defensora da Paula,
Dos amigos inseparáveis Marcelo e Rafael?
Da risada da Juliana Paiva?
E do Churrasco que finalmente saiu no final do último ano?

Sem contar a saudade das discussões jurídicas com o Rosildo,
Dos ensinamentos e das experiências de nosso Prof. Rangel,
Do praticamente colega de turma Gerônimo,
Da espontaneidade e da alegria da Ana Cristina,
Dos casos médicos e das brincadeiras do Carlão,
Da forma simples e carinhosa com que o Prof. Jose Acir nos trata,
Da seriedade e preocupação do prof. Marfan,
Da juventude e amor ao Direito do nosso prof. Luis Ivani,
E do tratamento diferenciado do Marcelo na secretaria.

Seria difícil neste momento afirmar qual é o objetivo de cada um nesta turma, mas lhes garanto, seguiremos a risca os preceitos éticos que envolvem nossa profissão. Sem ela não conseguiremos mudar a imagem da Justiça de nosso país. O primeiro passo é este com certeza. Acreditar em um Estado Democrático de Direito.

Seja qual for a atividade que cada um daqui para frente irá seguir. Concurso Público, Advocacia dentre outras, o importante é, como diz William Shakespeare:

“Se não for agora está por vir
Se não estiver por vir,
De qualquer forma um dia virá.
Estar PREPARADO é tudo.”

Que nunca desistamos do que realmente estamos querendo………..
Nunca desperdiçaremos nossos sonhos,
Transformaremos em realidade todos eles.

MUITÍSSIMO OBRIGADO e BOA SORTE PARA TODOS NÓS.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.